Emociona-Te! com Laranjas e Sol

Qual seria a sua decisão se soubesse de um tráfico de crianças no passado e das suas consequências?

Conseguiria dormir durante a noite?

Sinopse

A história verídica de Margaret Humphreys, uma assistente social de Nottingham – Reino Unido que descobriu um dos maiores escândalos sociais dos últimos anos no Reino Unido. Aborda a migração forçada de crianças pobres que ocorreu na Inglaterra em direção a países como a Austrália.

Para muitas crianças, aquela estava destinada a ser uma vida de horrendos abusos físicos e sexuais, longe de tudo que elas haviam conhecido.

Baseado numa história verídica!

Recomendações

É um filme pesado pelo drama que envolve, que ajuda a tomar consciência dos perigos de estarmos na linha da frente de situações injustas que possam envolver pessoas indefesas.

Margaret Humphreys compreendeu o drama de centenas de pessoas que se viram roubadas às suas famílias inglesas pobres e foram encaminhadas para a Austrália, vivendo verdadeiros dramas até se tornarem adultas. Para além de todo trabalho e dedicação que assumiu nesta empreitada, no filme vemos o surgimento de sintomas associados a PSPT, tendo em conta que ouviu vários testemunhos, onde eram descritos vários episódios de maus-tratos, tanto ao nível psicológico, físico e sexual.

Apesar de não ter vivido estas situações, verificou-se que a partilha sistemática destes episódios, por parte das vítimas paralelamente ao sentimento de impotência que sentia, por não conseguir alguma justiça para além de encontrar os familiares, criou uma elevada fragilidade ao mesmo tempo que o seu corpo somatizou a dor de terceiros.

Por esse motivo é que o filme é recomendado para técnicos que trabalham com situações dramáticas, de forma a ajudar a reconhecer sinais de alguma fragilidade emocional, por se ouvir com regularidade o sofrimento alheio.

Alguns dos sinais da Perturbação de Stress Pós Traumático:

  • Sintomas intrusivos (o evento invade os pensamentos de maneira repetida e incontrolável);
  • Evitar qualquer coisa que as relembre do evento;
  • Efeitos negativos sobre o pensamento e o humor;
  • Alterações no estado de alerta e nas reações;

Será importante identificar que uma pessoa pode desenvolver tanto num contexto direto como indireto ao evento traumático.

Por norma, estes sintomas causam angústia e influenciam negativamente o desempenho das pessoas em várias tarefas profissionais e/ou pessoais.

Neste sentido, este filme pode ser um alerta sobre a importância de reconhecermos os sinais de desgaste ao mesmo tempo que compreendemos como esses sinais nos afetam fisicamente e psicologicamente.

É importante para técnicos que estejam na linha da frente da intervenção, saberem proteger a sua saúde mental, afinal de contas, para ajudarmos os outros é importante ajudarmos a nós próprios, cuidando do nosso bem-estar.

Boa visualização e reflexão!