Hoje apresentamos o livro infantil Festa na Floresta dos Sonhos!
Nome | Festa na Floresta dos Sonhos |
Editora | Ikea |
Locais de Venda | Lojas IKEA, Loja Online Ikea |
Custo Aproximado | 5€ |

O livro é destinado ao público infantil dos 4 aos 9 anos.
Sinopse do livro
Os animais dos sonhos vivem todos na Floresta dos Sonhos. Tudo pode acontecer naquela Floresta. Enquanto estás a deslizar pelo monte abaixo, a tua casa pode ser soprada para longe pelo vento. Mesmo que seja a tua véspera de aniversário! Nessa altura, é bom ter amigos que te fazem uma surpresa. Mas o que está na caixa maior?
Os animais dos sonhos foram criados por crianças, vêm de todo o mundo e são todos amigos.
O livro permite trabalhar:
- Vocabulário;
- Imaginação;
- Consciência fonológica;
- Emoções;
- Sensação de pertença;
- Categorização;
Recomendações
O livro de hoje ajuda-nos na compreensão e reflexão sobre coisas importantes para qualquer um de nós, uma casa e a amizade!

Nesse sentido, podemos ler a história à criança mais pequena e refletir com ela sobre a importância de todos termos um local que possamos chamar de lar e nos sentirmos acolhidos nesse espaço. Também podemos imaginar quais seriam as casas ideias para a criança, o que necessitaria de ter para ser acolhedora e o que levaria para a casa!
No seguimento da atividade podemos sempre criar uma casa de papelão e transformar os vários objectos nos móveis da casa, permitindo criar uma maquete do que seria uma casa de sonho.
Já num contexto terapêutico, numa vertente emocional, podemos recorrer ao livro, para elaborar sobre a importância da casa em situações que possa ter ocorrido uma mudança de casa tanto por decisão dos pais, como também em situações de separação.
Qualquer mudança que implique a alteração do espaço anterior para o novo, pode ser vivenciada com alguma ansiedade e alguma precaução, permitindo que a criança se projete na personagem do Tuka, e possa partilhar as suas inquietações.

É relevante ser elaborado a história numa vertente mais prática, recorrendo aos desenhos num formato de banda desenhada ou somente numa folha A4, com a elaboração de várias possibilidades e alternativas ao desfecho da aventura do Tuka e o seu amigo Kota.
Será importante uma atitude empática por parte do adulto, de forma a promover a confiança e sensação de segurança, essencial ao processo terapêutico.
Num contexto de intervenção cognitiva ou linguagem, pode ser um excelente recurso para trabalhar o que cada precisa de ter ao mesmo tempo que podemos organizar os objectos por divisões e ajuda-la na respetiva categorização dos diferentes objectos.
Por último, podemos sugerir à criança que elabore a sua floresta dos sonhos, criando outras personagens e outras aventuras para este mundo.
Boas leituras, reflexões e criações!