Hoje apresentamos o livro infantil “A Minha Avó tem Coronavírus!”, da coleção “Tudo vai ficar bem”.
Nome | A Minha Avó tem Coronavírus! |
Editora | Ideias com História |
Locais de Venda | Ideias com História |
Custo Aproximado | 10 – 12€ |

O livro é destinado ao público infantil dos 3 aos 10 anos.
Sinopse do livro
O António tem de enfrentar a determinada altura a situação de a sua avó ter sido infetada pelo coronavírus e as preocupações surgem com o seu bem-estar e como se podem proteger. Porém, apesar da dificuldade de compreender a situação, mostra-se importante ser falada e explicada a situação pelos seus pais.
O livro permite trabalhar:
- Desconstrução da situação e esclarecimento das dúvidas sobre a situação;
- Emoções – tranquilização;
- Estratégias para lidar com a situação;
- Sensação de pertença;
- Vocabulário;
Recomendações

O livro permite abordar com as crianças e jovens a situação de pandemia que estão a viver, bem como, os medos e as preocupações que vão surgindo acerca da sua saúde e dos familiares, nomeadamente, os avós!
Apesar de ser difícil aos mais pequenos compreenderem devidamente algumas coisas desta circunstância, será sempre importante o esclarecimento e informação à medida que as situações vão surgindo, possibilitando apaziguar o desconforto e munir-se de alguns truques/estratégias para se conseguirem ir regulando emocionalmente.

Em particular, saberem como proteger-se a si e aos outros mas, também, perceberem a que truques podem recorrer quando estiverem com medo (ex: falar com um adulto de confiança, ter o brinquedo ou acessório predileto e que ajuda a sentirem-se com coragem para enfrentar a situação, recorrerem a alguma atividade para se acalmarem, fecharem um bocadinho os olhos e respirarem fundo devagarinho, pensar que não está sozinho e pode contar com a sua família).
Sobretudo, a circunstância de pandemia que as crianças e jovens estão a atravessar já vai tendo o seu impacto psicologicamente e nos seus ciclos biológicos, percebendo-se que alguns vão sentindo o seu ciclo de sono desregulado, bem como, desorganização no apetite. Para tal, contribuiu a quebra das rotinas habituais e a privação social e relacional.

Este material permite também trabalhar com a criança a leitura, fluência e vocabulário.
Boas leituras, reflexões e criações!