Emociona-Te! com Where’d You Go, Bernadette

Como viveria se os seus sonhos e obras tivessem sido destruídos?

Como poderia transformar a sua vida se não tivesse um projeto de vida?

Sinopse

A vida de Bernadette parece que tem tudo, uma casa deslumbrante, um marido criativo e uma filha carinhosa e inteligente, contudo a sua vida começa a parecer sem rumo, e ela resolve fugir da sua zona de conforto e desaparecer misteriosamente, deixando tudo para trás.

Bee, sua filha, precisa juntar todas as pistas para descobrir onde foi parar a mãe que imaginava conhecer tão bem, mas que se transformou em um verdadeiro ponto de interrogação.

Reflexão

É uma comédia que permite rir dos vários comportamentos que Bernadette apresenta para evitar aturar a sua vizinha. Paralelamente questiona a necessidade do surgimento dos rituais obsessivos e do medo de viajar, do desinvestimento em si, da secretária virtual a quem confessa toda a sua vida, da desorganização estética da sua casa.

E o poder libertador de uma conversa franca com um mentor e amigo, que a ajuda a compreender o que lhe aconteceu, ou seja, um processo depressivo por ter vivido várias perdas seguidas em diferentes esferas da sua vida!

Recomendações

Ideal para recomendarmos num contexto de uma terapia individual, com a possibilidade de ajudar a refletir sobre o eco que o sofrimento de Bernadette tem nas emoções do utente.

Paralelamente, podemos ajudar a compreender o simbolismo do poder de criação, na vida de um profissional que transforma o mundo a sua volta, potenciando comunicações entre diferentes realidades que convergem num só espaço e tempo.

É um filme que nos ajuda a refletir sobre qual o projecto de vida, após anos de dedicação dos pais às necessidades dos filhos, até ao momento da partida dos filhos, quer seja por motivos de estudo, trabalho ou relação.

A importância de voltar a ser uma pessoa com sonhos e projetos pessoais!

Num contexto de grupo, é relevante explorar o poder transformador quando Bernadette toma uma decisão e explorar com o grupo a importância desse passo na vida pessoal de cada um!

Escolher entre ser infeliz e ir morrendo lentamente ou simplesmente arriscar num desafio que ajudará a se sentir vivo novamente?

É uma boa premissa para ajudar o grupo a debater sobre a saúde mental, os lutos e perdas e o impacto das nossas escolhas na nossa vida!

Boa visualização e reflexão!