T.I. – Pandemia e Atividades para Crianças do 1º ciclo (1º e 2º ano escolar) I

Hoje apresentamos a 1ª parte do artigo referente ao Podcast Mamãs & Papás – Desenvolvimento na Pandemia 1º e 2º Anos de Escolaridade!

Experimentem ouvir o nosso podcast com as nossas terapeutas das áreas da Terapia da Fala e Psicologia Clínica, com algumas dicas que poderão ser úteis!

As atividades sugeridas serão pertinentes para contexto de confinamento mas não só, continua a ser importante a estimulação aos vários níveis, atendendo à instabilidade da vida das nossas crianças atualmente!

Deste modo, passamos a organizar as nossas recomendações por atividades e competências, adequadas para crianças entre os 6 e 7 anos (1º e 2º anos de escolaridade), constando já algumas destas recomendações no nosso podcast:

CONCEITOS VERBAIS

  • Jogos de associação de palavras: Para se jogar com os irmãos ou adultos da família, escolher-se uma palavra aleatória e o outro jogador escolher outra que associe à anterior e que tenha uma lógica para si (por exemplo: “Azul faz-me lembrar mar“, “Mar faz-te lembrar o quê?”). –
    • Promove também o nomear os conceitos, a associação entre eles com uma lógica, a capacidade de imaginação, o foco e a concentração auditiva;

PERCEÇÃO, MEMÓRIA E CONCENTRAÇÃO VISUAL

Sugestão “Desafios diários” (os quais constam do nosso blogue) como, por exemplo:

  • Memorizar os pormenores de uma imagem e depois evocá-los – Desafio 1 e Desafio 2
  • Criar uma história a partir da imagem – Desafio 3
  • Identificar as sequências da imagem em 1 minuto – Desafio 4

AUTONOMIA

Continua a ser importante a promoção da autonomia na criança, mesmo em fase de pandemia ou de confinamento. Atribuir tarefas que possam ser da responsabilidade da criança (exemplos: arrumar o quarto, brinquedos, juntar as meias desemparelhadas, pôr a mesa, entre outros.).

Alguns destes jogos encontram-se já em formato de artigo no nosso blogue na rubrica M.I. com um conjunto de sugestões em cada um deles.

Boas invenções e experimentações!!

Neste artigo recorremos às técnicas e materiais já utilizados pelas nossas terapeutas em intervenção com crianças.