Hoje apresentamos a Família de Dinossauros do nosso baú.

Recomendado a partir dos 3 anos.
Descrição do material
- Família de dinossauros em Peluches – mãe, pai, filha e filho;
- Peluches de tecido com cerca de 8/12cm cada.
O material permite trabalhar:
- Capacidade de imaginação – jogo simbólico;
- Linguagem oral;
- Estimulação sensorial – contenção emocional;
Recomendações
A família de animais pode ser uma solução à família de bonecos humanos tradicional, ajudando as crianças mais pequenas a projetar-se e permitindo uma melhor gestão das suas angústias com algum distanciamento emocional.
Pode ser colocado no gabinete ao lado da família humana de bonecos, e ser permitido tanto a escolha por esta família ou cruzar as duas famílias e perceber os papeis sociais que são atribuídos a cada um dos bonecos.

Nessa exploração podemos construir em conjunto com a criança algumas ideias para que o papel de cada dinossauro seja mais consistente:
- Idade;
- Papel da família;
- Profissão;
- As coisas que gosta e detesta fazer;
- O prato favorito;
- Algumas características psicológicas;
Criando uma personagem e preparando uma história para o efeito, e posteriormente desenvolver a brincadeira lúdica, antes de qualquer intervenção. Num segundo momento, numa outra sessão poderá ser útil sugerir algumas tarefas (estratégias) que cada uma das personagens poderá concretizar e perceber o seu impacto.

Durante o processo poderá ser estimulado a linguagem como o vocabulário na construção das personagens e da história.
É um material que pode estar também na caixa de peluches de uma família, e podendo acompanhar a criança sempre que realiza uma viagem. Uma vez que são quatro, será recomendado que possa escolher um que o possa acompanhar, de forma a facilitar a sua arrumação no momento de se fazer as malas.
Dependendo da ligação que a criança possa fazer com o peluche, a sua perda pode ser vivida com elevada intensidade, uma vez que o Dinossauro estará a representar o papel do seu amigo imaginário ou objecto de transição (para se sentirem seguros).
Seja qual for a sua utilidade, ter um peluche por perto é sempre um momento relaxante e tranquilizador.
Boas intervenções.