Hoje vamos falar do Jogo de Emoções – Expressões faciais!
Nome | As Expressões Faciais |
Marca | Akros |
Local de compra | Oficina Didáctica |
Custo aproximado | 26,50€ |
Material contém:
- Cartões alusivos a cada emoção base (alegria, tristeza, medo, repulsa, raiva, surpresa);
- Cada elemento da família/gerações representado nos cartões (filho, filha, pai, mãe);
Orientações para Jogar:
- + 3 anos;
- + 2 jogadores;
- Poderá ser utilizado a técnica dos jogos de memória, seleccionando um conjunto de emoções de cada vez;
- Poderá ser usado os cartões de ilustração vermelhos como ponto de abordagem para se encontrar as faces das emoções correspondente;
- Posteriormente poderá ser pedido para partilhar um episódio de vida em que esta emoção tenha surgido, seja por uma criança ou um adulto.
Nota: é um material adequado para a intervenção com seniores seja com numa sessão de animação sociocultural ou intervenção neuropsicológica.
Objectivo do jogo permite trabalhar
- Memória;
- Atenção;
- Leitura das expressões faciais – Descodificação;
- Empatia.
Diferentes Aplicações
Intervenção em Psicologia
Em Psicologia, este tipo de material será relevante para se intervir ao nível das emoções, nomeadamente, para ajudar a criança ou adulto a descodificar as emoções nas expressões faciais.
Será pertinente poder se efectuar também a partilha de vivências das emoções entre a criança e o adulto em terapia fomentando-se, assim, a capacidade de empatia.
Já numa fase sénior, é recomendado como material de apoio a uma sessão de estimulação cognitiva nas áreas da memória e atenção, em doenças como o alzeimer, demência e avc.
Intervenção em Animação Sociocultural
Numa sessão em grupo poderá ser um excelente material para ajudar a falar das emoções em grupos com pequenas partilhas de episódios da história de vida dos seniores.
Tornando-se um material para se ir utilizando ao longo de algumas sessões, paralelamente com outras actividades do planeamento mensal. É importante escolher uma emoção por sessão, tendo em conta o tempo despendido na partilha destes episódios.
Recomenda-se que seja uma actividade a realizar com um grupo já maduro e uma relação já estabelecida, de forma a facilitar e promover a partilha com respeito e reconhecimento.
Utilização Familiar
É um jogo ideal para auxiliar a criança a tomar consciência da emoção em si e no outro!
O adulto poderá descodificar à criança como expressa determinada emoção, facilitando a comunicação e compreensão da intenção do adulto por parte da criança.
Bons jogos!