Qual é a validade de um sonho?

Sinopse do Filme
Walter Mitty passa a vida a sonhar acordado. Para fugir ao tédio, ao vazio e à rotina do quotidiano, entrega-se a devaneios que o levam a cenários de aventura e romance onde pode ser quem quiser. Mas a sua tranquilidade é posta em causa quando o seu posto de trabalho é ameaçado e ele não tem alternativa senão descer das nuvens e enfrentar os duros contornos da realidade.
Mais do que uma mera transição ou mudança de postura, a atitude de Mitty será o início de toda uma nova forma de ver o mundo, construída ao longo de uma jornada de viagens incríveis e momentos de autodescoberta que o levarão mais longe do que alguma vez poderia imaginar.
Reflexões do Filme

É um filme excelente para se visualizar e nos questionarmos sobre as oportunidades perdidas, pelas responsabilidades que assumimos e que num dado momento já não sabemos delegar.
Apesar de ser elaborado com algum humor à mistura, é um filme que questiona a nossa visão sobre o mundo como das coisas que estão à nossa volta!
Entre um mundo imaginário onde ocupamos o lugar de super heróis, e a realidade monótona que nos retira a essência quando nos perdemos em profissões que ocupamos, a vida corre como um rio!

E as vezes precisamos de tornar a nossa realidade próxima do mundo imaginário que visitamos sempre que o tédio invade, com aventuras, possibilidade de ligações aos outros, estarmos disponíveis para aprender.
E simplesmente vivermos ao invés de sobrevivermos!
Recomendações
Intervenção individual
É o filme para se recomendar a utentes que apresentem posturas mais rígidas, num registo obsessivo-compulsivo. Uma vez que é possível alternar entre a história do utente e a vida de Walter Mitty. Explorando os sonhos, as responsabilidades familiares e profissionais, as dificuldades que surgiram na vida pela perda de algum ente querido.

Podemos explorar a ideia de vivermos em vez de sobrevivermos, uma vez que muitos utentes se sentem sufocados com as exigências da sociedade atual, onde o erro é penalizado de forma desproporcional.
É um filme leve ao mesmo tempo que levanta questões, com um sentido de humor, essencial nestas situações.
Intervenção em Grupo/Equipas
Recomenda-se a visualização do filme em grupos de adolescentes e jovens adultos, pela possibilidade de levantar dúvidas e os colocar a pensar sobre o seu caminho e as suas ambições!

É um filme que levanta dificuldade em ser debatido com dois lados opostos, uma vez que apesar de alguma dificuldade, os jovens atualmente se questionam se a vida terá de ser vivida com sacrifício ou poderá ser vivida com satisfação e leveza.
Poderá ser apresentado com algumas permissas:
- Qual é a validade dos nossos sonhos?
- Será que podemos mudar em alguma altura das nossas vidas?
- Será que a vida é somente – trabalho, casa, saídas ao fim-de-semana, quiçá amor?
- O que poderemos viver para nos sentirmos realizados?

Podemos fazer a ponte para a teoria de Maslow – A pirâmide das necessidades e explorarmos como podemos conciliar os nossos sonhos com a vida e família que temos?
Boas reflexões!