No dia a dia do trabalho terapêutico, é importante o adequado acondicionamento do material que usamos na intervenção, quando temos vários locais de atendimento, de forma que o mesmo mantenha qualidade e durabilidade.

Neste sentido, o material pode ser organizado:
- Criar uma mala com alguns materiais que possam ser transversais a diferentes temáticas:
- Numa primeira caixa pequena:
- Lápis de cor e cera;
- Canetas de cor;
- Plasticina;
- Cartões das emoções;
- Um jogo de memória;
- Um jogo supermatik – ciências da natureza é o favorito;
- Balões;
- Mikado;
- Jogo dos dilemas ou o Um Dia com Flo;
- Puzzles 3D;
- Uma aventura da Majora – com cartões com personagens e frases de histórias tradicionais;
- Numa caixa ligeiramente maior – criatividade, comunicação não verbal, atenção e foco:
- Numa terceira caixa podemos colocar os vários materiais de estimulação sensorial para criar um pequeno espaço dentro de um qualquer gabinete:
- Numa quarta caixa podemos colocar os materiais que usamos com as emoções, como:
- Numa primeira caixa pequena:
É importante termos sempre folhas brancas para qualquer idade, havendo a necessidade muitas vezes de escrevermos algum apontamento ou realizar algum esquema para facilitar a clarificação e compreensão de alguma técnica que possamos passar.
Estas são somente algumas sugestões, que poderão ajudar a organização e acondicionamento do material de forma que possa ser transportado para qualquer lugar.
Como evitar carregar muito material, que acaba muitas vezes por não ser usado, e vai afectando o nosso humor ao longo do dia e influenciando as sessões.
É importante a organização das sessões, de forma a facilitar a escolha dos melhores materiais, dentro das necessidades de cada utente. Contudo com o passar do tempo, vai-se compreendendo que uma parte dos materiais que usamos acabam por ser uma ponte para posteriormente começarmos a partilha e reflexão de forma mais clara.
E é normal escolhermos alguns materiais que nos fazem mais sentido e acabam por abordar mais áreas de intervenção.
A elaboração de uma boa mala de intervenção é meio caminho para o desenvolvimento da nossa confiança profissional, numa fase inicial da profissão. E a seu tempo irá ter um impacto positivo na intervenção.
Boas